Passo a Passo – Como registrar:

1º Passo: Comprar Créditos

Você pode adquirir pacotes de créditos de 1 a 15 créditos com descontos progressivos. Para comprar créditos clique aqui.

2º Passo - Registrar Obra

Agora que você tem créditos, faça o login em sua conta e acesse a página de registro autoral (Clique aqui para acessar). Confira abaixo como preencher cada um dos campos.

Campos do Formulário de Registro

 

Título de Obra:

Aqui você preenche o título identificador de sua obra. (Exemplo: Nome da música, Título do livro etc.)

Preencher os dados do(s) Autor(es):

Preencha o campo indica com o nome e CPF do Autor e dos Coautores (se houver).

 

Preencher os dados do(s) Titular(es):

Preencha o campo indica com o nome e CPF do(s) Titular(es).

Os titulares serão aqueles donos dos direitos patrimoniais da obra. Ou seja, aqueles que terão os direitos econômicos do conteúdo registrado.

Os titulares podem ser o próprio autor, um dos autores, ou um terceiro, contratante do serviço por exemplo.

 

Observações:

Caso queira descrever observações sobre a obra, pode usar o campo “Observações”.

 

Upload do arquivo:

Fazer o Upload do arquivo que contém sua música, texto, filme, etc. que pode estar nos mais variados formatos (.mp3, mp4, .pdf, .avi, jpeg, png, etc).

Caso você esteja registrando usando celular, você pode tirar uma foto da sua obra (escultura, pintura, texto, etc), tornando o processo ainda mais fácil.

 

3º Passo - Concluir Pagamento

Após clicar em “Comprar” no 2º Passo, confira o seu pedido e clique em “Finalizar compra”.

 

Na página de checkout preencha com seus dados e clique em finalizar compra. 1 crédito será debitado de sua conta e você receberá imediatamente um email com o seu certificado de registro no seu endereço eletrônico cadastrado no checkout.

4º Passo - Armazenar Certificado com o Arquivo Origem

Depois de receber o certificado em seu email, faça o download e guarde em uma pasta junto com o arquivo original que contém a obra. 

Recebimento do certificado de registro:

Assim que o pagamento for confirmado, seu certificado será gerado automaticamente e enviado para o e-mail cadastrado, simples assim!

Pagamentos via cartão de crédito normalmente são aprovados em poucos minutos pelas operadoras e em poucos instantes você recebe o seu formulário.

Já os pagamentos via boleto bancário demoram em média 36 horas para serem compensados, porém o prazo máximo garantido pela maioria dos bancos para compensação do seu pagamento é de até 72 horas. Assim que o boleto for compensado seu pedido será aprovado e você receberá automaticamente o certificado de registro em seu e-mail.

Qualquer dúvida sinta-se à vontade para contactar os consultores Autoria Fácil pelos canais de atendimento ou através do e-mail: [email protected] 

Aviso Importante:

Para que este certificado seja sempre válido, é de responsabilidade  do usuário do sistema,  guardar em local seguro o arquivo origem (arquivo digital onde está gravado sua obra). Caso haja qualquer alteração no arquivo (alteração do título, arquivo gerado pela opção “salvar como”) mudará o Hashcode do arquivo origem, invalidando o registro autoral.

Autor:
Pessoa física ou Jurídica, sendo que no caso de pessoa jurídica cabe apenas em casos de co-autoria, em casos específicos, e NUNCA como autora de uma obra.

Titular:
O titular será quem terá os direitos econômicos sobre a obra. Ou seja, o detentor dos Direitos Patrimoniais. O titular pode ser tanto pessoa física quanto pessoa jurídica.

Direitos Morais:
Os detentores do direitos morais são os autores e co-autores de uma obra e estão elencados no artigo 24 da lei 9610/98. Esse tipo de direito é personalíssimo, ou seja, são irrevogáveis e intransferíveis.

Direitos Patrimoniais:
Os titulares dos direitos patrimoniais de uma obra, possuem seus direitos econômicos. Ou seja, são aqueles que podem receber royalties, ceder, licenciar ou vender os direitos de exploração econômica da obra.